domingo, 12 de junho de 2011

Os 4 Grandes do Rio no Brasileirão

 

Início do ano com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves no Flamengo e Fluminense, o atual campeão brasileiro. Seriam os dois melhores times do Rio, disparados, diziam todos os entendidos. Botafogo e Vasco com dificuldades em contratar, ficariam para trás. E realmente ficaram.

Fluminse com o foco voltado para a Libertadores, foi perdoado pela torcida, e avançou às oitavas com seu técnico Muricy Ramalho. Flamengo, quase sem empolgar, venceu um enfadonho campeonato carioca. De um jeito ou de outro, as previsões estavam se concretizando.

Então, maio veio.

Fluminense começou a jogar mal, a perder. Perdeu o técnico, perdeu jogadores, perdeu dirigentes, perdeu o rumo. A (única) esperança da equipe é a chegada de Abel, que com sua competência e autoridade, pode reverter essa situação.

Flamengo continua sem empolgar. Mas, agora é o Brasileirão, e se não abrir o olho… já viu!

E eis que surge o Vasco. Fazendo pequenas alterações, mas providenciais (saída de Carlos Alberto e do técnico PC Gusmão) e a chegada de Diego Souza, Alecsandro e do técnico Ricardo Gomes mudaram a equipe de uma forma poucas vezes vistas em tão pouco tempo. Passou de saco de pancadas de times pequenos para futebol vistoso, um dos mais vistosos do Brasil, diga-se de passagem. Felipe voltou a jogar bem e o jovem Bernardo destaca-se como um dos mais promissores jogadores. Venceu merecidamente a Copa do Brasil e promete muito para esse Brasileiro. Ainda mais com a chegada de Juninho Pernambucano. Vai dar trabalho esse Vasco da Gama!

Já o Botafogo, meu time de coração, pode surpreender. Ainda não é considerado grande coisa pela mídia, mas a chegada do técnico Caio Jr. já rendeu futebol mais técnico, como é de nossa tradição. A torcida, revoltada com a falta de contratações de alto impacto, começa a aprovar os que vieram. O lateral Cortês, se não é um craque, se empenha taticamente e tem boa velocidade e noção de jogo. E o desconhecido Elkeson se mostra um belíssimo jogador, suprindo a falta de meia-atacantes. As maiores aquisições para o time titular, no entanto, foram o retorno de Maicosuel e Fábio Ferreira, que estiveram ausentes por meses devido a contusões. E, com a chegada dos experientes Renato e Dedê no meio, não sei não, mas vamos estar com uma boa equipe. Até porque, pela primeira vez em anos, vejo garotos da base como Alex, Cidinho e Lucas Zen, sendo aproveitados e jogando bem.

Enfim, o ano que começou com Fla e Flu na frente, pode acabar com Vasco e Botafogo com melhores equipes e mais ponto no Brasileirão.

Um comentário:

  1. Sem dúvida, Vasco e Botafogo vivem hoje um melhor momento, mas também vislumbro grandes melhorias no Flamengo, com contratações pontuais, e no Fluminense, com a chegada de Abel Braga.

    De qualquer forma, acredito que neste ano nenhum dos 4 brigará contra o rebaixamento, e todos podem ambicionar uma vaga na Libertadores, vaga esta que o Vasco já conquistou.

    Bom para o futebol do Rio...

    ResponderExcluir